Ansiedade e estresse —como lidar com os sintomas desses transtornos? SalutemPlus

Ansiedade e estresse —como lidar com os sintomas desses transtornos?

Data de publicação: 23/10/2018 11:43:00
Categoria: Doenças

A ansiedade e o estresse nem sempre são vilões. São eles que nos permitem enfrentar desafios e até mesmo nos livrar de situações de perigo. No entanto, quando os estímulos diários fazem com que eles se tornem transtornos que afetam a rotina, a saúde como um todo pode ser prejudicada.

Em excesso, a ansiedade pode ser paralisante, enquanto o estresse pode causar doenças diversas. Por isso, é importante reconhecer a hora de buscar ajuda para controlar as respostas do corpo aos desafios diários, sejam eles no âmbito profissional, familiar ou pessoal.

No Brasil, 9,3% da população sofre com transtorno de ansiedade, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o país mais afetado pelo problema no mundo.

O que é estresse e ansiedade?
O estresse é fruto de situações em que o organismo entende que há risco físico ou psicológico. Os estímulos negativos aos quais as pessoas são expostas diariamente, como o trânsito, as longas jornadas de trabalho e as exigências e responsabilidades podem levar a altos níveis de estresse, fazendo com que o corpo libere substâncias, como a adrenalina, que aumentam a pressão arterial e aceleram os batimentos cardíacos.

Já a ansiedade é o sentimento que tem como finalidade instigar preparação para um desafio, como estudar para uma prova ou para uma entrevista de emprego. Porém, em excesso, a ansiedade pode tornar-se medo paralisante, impedindo que a pessoa reaja e encare os desafios e até mesmo as tarefas diárias.

Como o estresse e a ansiedade prejudicam a saúde?
O estresse e a ansiedade podem ser o ponto de partida para o desenvolvimento de doenças como a síndrome do pânico, a depressão, a hipertensão e doenças cardíacas. Além disso, podem causar sintomas como dores musculares, nas costas, na cabeça, taquicardia, tonturas, tremores e suor excessivo.

O convívio social também pode ser afetado pelo estresse e pela ansiedade, já que o humor e o desejo de socialização são afetados por esses transtornos, resultando em isolamento, solidão e até mesmo depressão. Por isso, é importante buscar formas de gerenciar as reações do organismo às exigências do cotidiano.

Como lidar com o estresse e a ansiedade?
A alimentação balanceada, a realização de exercícios físicos e a adoção de atividades de lazer são grandes aliados na redução do estresse e da ansiedade. Alguns alimentos como os peixes, a camomila, o açafrão e o chocolate amargo são aliados contra o estresse e a ansiedade.

Já as atividades físicas ajudam o organismo a liberar endorfinas, que dão sensação de bem estar e combatem o estresse e a ansiedade. Outras práticas como a meditação e os exercícios de respiração também são benéficas, assim como a adoção de hobbies que permitam que o cérebro descanse.

Quando nenhuma dessas estratégias ajudar no controle do estresse e da ansiedade, é essencial buscar ajuda médica. O acompanhamento psicológico e até mesmo medicamentos podem ser usados para tratar esses transtornos.

Lembre-se!

Se você pensa em se machucar, ou conhece alguém nessa situação, busque ajuda! Ligue para o Centro de Valorização da Vida, no número 141, ou procure auxílio médico. Caso alguém tente se machucar, ligue imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e fique com a pessoa até a ajuda chegar.

Fontes

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Talita
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: