Obesidade: saiba como a doença afeta sua saúde SalutemPlus

Obesidade: saiba como a doença afeta sua saúde

Data de publicação: 16/10/2018 00:00:00
Categoria: Dieta e Saúde
No dia 11 de outubro, comemorou-se o dia nacional de prevenção e combate à obesidade, doença que afeta mais de 18% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

O excesso de peso é um problema sério para 40% da população, e o número de obesos cresceu espantosamente entre 2006 e 2016, chegando a 110% de aumento entre jovens. A obesidade é mais que um problema estético, ela é uma enfermidade que pode levar a outros problemas de saúde.

O que é obesidade?
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia classifica a obesidade como acúmulo excessivo de gordura corporal, cujo um dos parâmetros para diagnóstico é o cálculo de índice de massa corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado, um resultado igual ou superior a 30 indica obesidade.


O que causa essa doença?
De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade é um tema complexo, que envolve questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas. As causas dessa doença podem ter origens genéticas, podem estar relacionadas ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares, ou podem ocorrer devido a disfunções endócrinas, como a síndrome do ovário policístico e o hipotireoidismo.

A rotina estressante, que afeta o sono, contribui para o aumento de peso da população, já que o organismo não consegue chegar ao sono reparador, que também é responsável pela mobilização da gordura no corpo.

Que problemas de saúde podem ser causados pela obesidade?
Um dos grandes riscos da obesidade é o acúmulo de gordura entre os órgãos do abdômen, que aumenta os riscos de problemas de saúde, sobretudo os cardíacos. Colesterol alto, diabetes, pressão alta e outras enfermidades podem ser causadas pelo excesso de gordura no organismo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a obesidade pode contribuir até mesmo para o desenvolvimento de câncer. A cada 100 casos de câncer no país, cerca de 13 são atribuídos ao sobrepeso e à obesidade, sugerindo influência do excesso de gordura corporal no desenvolvimento da doença.

Como combater o sobrepeso?
O estilo de vida é peça chave no controle à obesidade. Praticar exercícios físicos por 30 minutos todos os dias é uma forma de cuidar do organismo e controlar o peso. Alimentar-se bem, com uma dieta balanceada, rica em produtos in natura e redução drástica no consumo de alimentos industrializados é essencial. Além disso, é importante beber água, e dormir bem.

Antes de perder peso é importante buscar ajuda de profissionais, como médicos e nutricionistas, que poderão avaliar melhor as causas do acúmulo de gordura e ajudar na solução do problema.

Fontes:

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: