Saiba como controlar a ansiedade com ajuda de alimentos coringas SalutemPlus

Saiba como controlar a ansiedade com ajuda de alimentos coringas

Data de publicação: 18/09/2018 00:00:00
Categoria: Curiosiodades
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de ansiedade. Em pequenas doses, esse é um sentimento importante, que submete o ser humano a tomar atitudes. No entanto, ansiedade demais pode ter um efeito paralisante, prejudicando a vida daqueles que sofrem com esse tipo de distúrbio.

O excesso de preocupação e nervosismo podem impedir até mesmo a realização de tarefas do dia-a-dia e, por isso, é importante buscar ajuda profissional para controlar os níveis de ansiedade. Algumas estratégias para driblar esse problema são o uso de medicamentos, a terapia, a realização de atividades físicas e a alimentação. Uma dieta balanceada contribui para a saúde do cérebro e, como consequência, para o bem estar mental.

Alimentos para a mente
O cérebro é o órgão responsável pelas emoções, e é importante mantê-lo saudável para garantir que sentimentos como a ansiedade apareçam na dose certa. Alimentos ricos em aminoácidos, vitaminas, antioxidantes e anti-inflamatórios fazem parte do cardápio contra a ansiedade excessiva.

Entre as proteínas, o maior destaque vai para o salmão. O peixe, rico com Ômega-3 e vitamina D, contribui para o equilíbrio de neurotransmissores que controlam as sensações de calma e relaxamento. Gorduras saudáveis, como as encontradas nos ovos e no azeite também são aliadas da saúde e, por isso, são recomendadas.

Velha conhecida do repertório popular, a camomila tem propriedades antioxidantes, que podem reduzir as chances de inflamações e por isso, é associada ao alívio da ansiedade. Outro aliado, rico em aminoácidos, é o chá verde.

O açafrão-da-terra também contribui contra a ansiedade, já que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que são úteis na prevenção de danos às células cerebrais. Os iogurtes com microrganismos vivos também contribuem para a saúde do cérebro.

Famoso por aumentar os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor, o chocolate ajuda no controle da ansiedade. Além de ser saboroso, o chocolate amargo melhora a circulação sanguínea cerebral, ajudando o órgão a lidar com situações estressantes.

Outros alimentos associados ao controle de ansiedade, mas com pouca base científica, são frutas cítricas, amêndoas, sementes de chia, bananas e aveia.

Aliados do bom humor
Uma dieta balanceada e saudável tem espaço para pequenas doses diárias de vinho tinto, de acordo com um estudo australiano. Uma ou duas taças diárias, acompanhando as refeições, pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão. Porém, é essencial não consumir bebidas alcóolicas em excesso, pois o efeito pode ser reverso.

Além das dicas de alimentação, é ideal reforçar outros hábitos saudáveis, como a realização de exercícios físicos e o convívio com as pessoas queridas. É importante lembrar que a ajuda profissional é a melhor forma de lidar com casos em que a ansiedade e a depressão sejam um empecilho para uma vida normal. Somente um médico pode diagnosticar corretamente o problema e indicar a melhor forma de tratamento. Não hesite em buscar ajuda! 

Fontes:

Tradutora e redatora: Daniela Souza 
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Técnico: Geraldo Majjela

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