Hipocondria: a preocupação excessiva em ter uma doença grave não diagnosticada SalutemPlus

Hipocondria: a preocupação excessiva em ter uma doença grave não diagnosticada

Data de publicação: 03/05/2018 00:00:00
Categoria: Curiosiodades
Um corpo saudável pode esconder uma mente enferma. Em casos de hipocondria, ou transtorno de ansiedade de doenças, como foi recentemente reclassificada pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA), o corpo pode adoecer em função da desatenção à saúde mental.

Procurar diversos profissionais da saúde em busca de uma doença física que não existe, duvidar de exames clínicos e laboratoriais, e acreditar que está sofrendo de uma doença grave não diagnosticada não significa apenas uma obsessão com uma condição médica inexistente, mas a ignorância da existência de uma condição mental que pode levar ao adoecimento real.

Afinal, o que é transtorno de ansiedade de doenças?
Conhecida popularmente como hipocondria, a crença de que se está fisicamente doente, mesmo depois de ouvir o diagnóstico negativo de vários médicos, pode ser classificada de duas formas: transtorno de ansiedade de doenças, quando o paciente não sente sintomas, mas acredita estar gravemente enfermo, ou transtorno do sintoma somático, quando o paciente supervaloriza os sintomas que apresenta.

O diagnóstico desses transtornos mentais pode ser demorado, já que muitas pessoas não consideram os transtornos mentais como doenças. É após uma avaliação clínica com parecer negativo a doenças físicas que a avaliação psicológica deve ser considerada, para diagnosticar e tratar tais casos.

Quais são os sintomas?
É normal preocupar-se com a saúde ao apresentar algum sintoma, ou até mesmo ficar atento ao desenvolvimento de doenças devido ao histórico familiar. Entretanto, nos casos de transtorno de ansiedade, a preocupação em ter uma doença grave não diagnosticada é constante, e pode atrapalhar a vida do paciente.

A procura por múltiplas opiniões de profissionais da saúde, a realização de diversos exames com repetidos resultados negativos, a realização de autoexames, a automedicação, entre outros comportamentos excessivos, são sintomas desses transtornos mentais.

O que causa o transtorno de ansiedade de doença?
Apesar de não haver consenso sobre as causas da popular hipocondria, vários fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença. Situações de constante estresse, histórico de doenças familiares, assim como casos de transtornos mentais na família, traumas psicológicos e até mesmo a convivência com pessoas que se preocupam excessivamente com a saúde podem ser gatilhos para essa enfermidade.

Como é tratada essa doença?
A psicoterapia é o principal tratamento para os transtornos de ansiedade de doença. Em alguns casos, poderá ser combinada à medicação para ansiedade e depressão. É importante ressaltar que, antes de qualquer tratamento deve ter-se um diagnóstico.

Mesmo que a pessoa acredite sofrer desses transtornos mentais, é importante procurar ajuda médica e, principalmente, não consumir quaisquer medicamentos sem a devida prescrição.

Fontes:
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Design: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella
  • Gostou? Compartilhe: