O sexo pode se tornar muito melhor com o passar dos anos pela experiência e maturidade

Sexualidade na terceira idade

Data de publicação:30/08/2016 19:48:25
Autor:Rafael Pacheco Terra
O sexo pode se tornar muito melhor com o passar dos anos pela experiência e maturidade

Sexualidade na Terceira Idade

Existe um tabu na sociedade que é o sexo na terceira idade, mas o sexo pode se tornar muito melhor com o passar dos anos pela experiência e maturidade. Ao envelhecer você percebe que não tem tempo a perder e tem mais sabedoria para decidir o que quer e quando quer. Pessoas acham que existem problemas da idade, e eles não existem! Existem problemas, existem soluções e formas de preveni-los em qualquer idade! A pessoa envelhece, mas continua tendo vontades, desejos e sensibilidade.

Existem muitos problemas de saúde que podem interferir na vida sexual do homem e da mulher. A grande maioria deles podem ser prevenidos e tem tratamento. Por isso a importância de procurar seu médico quando suspeitar de algum problema. Tudo no início é mais fácil! Mas lembre-se que idade não é o problema e nem a desculpa!

A disposição e apetite sexual de cada pessoa não depende da idade, isso é muito individual e é visível na sociedade pessoas com mais ou menos libido dos 18 aos 80 anos de idade. Existem alterações orgânicas que podem ajudar nessas questões, mas existem questões sociais e psicológicas envolvidas também. Você deve ter liberdade de conversar sobre todas essas questões com o profissional de saúde para conseguir o melhor resultado no seu acompanhamento.

Importante falar sobre a relação a dois. O que acontece muito com os casais é que quando se conhecem tudo é novo e naquele momento você enxerga todas as qualidades do seu ou da sua parceira, e a relação flui e você decide que é para vida toda por conta da admiração, cumplicidade, confiança, sexo e muito mais. No decorrer da vida de casado a rotina acaba tomando conta do dia a dia e boa parte dos casais acaba focando nas pequenas diferenças e “defeitos” de cada um e esquecem tudo que viveram e porque se apaixonaram. Esse dia a dia de conflitos pelo foco errado, faz com que a relação se desgaste e a vontade, desejo e sensibilidade diminua e a frequência sexual acaba reduzindo ao ponto de chegar a acabar.

Como Geriatra já tive várias vezes a felicidade de conseguir ajudar muitos casais. Com a rotina se tornaram apenas amigos e com acompanhamento voltaram a ser amantes inveterados. Conheci muitos casais acima de 60 anos felizes e em atividade sexual ativa plena e essa atividade é de suma importância para a saúde de todos.

Toda atividade é importando para o ser humano e o que faz a gente envelhecer melhor é envelhecer de forma ativa em todos os sentidos. A idade não contraindica nenhuma cirurgia, atividade, exercício e muito menos o sexo. Devemos individualizar as contraindicações e indicações para poder ajudar melhor os pacientes.

Autor: Rafael Pacheco Terra

Especialista em Medicina Geriátrica e Gerontologia


  • Gostou? Compartilhar:

Recomendado para você

A fórmula da velhice saudável

Autor: Daniela Souza

O corpo muda e a rotina também, por isso é importante manter-se saudável de todas as maneiras possíveis. Uma atitude responsável para com o envel...

teste prod

Autor: teste

teste...

Você é prisioneiro do “tenho que”?

Autor: Monica Martinez de Seixas

É comum direcionarmos nossas vidas para correrspondermos às expectativas do outro e isso é gerador de angústia....