Viver mais e melhor é sinônimo de atividade com independência e autonomia, e para isso temos que dizer adeus a vida sedentária.

Aprendendo a viver mais e melhor

Data de publicação:03/08/2016 08:55:33
Autor:Rafael Pacheco Terra
Viver mais e melhor é sinônimo de atividade com independência e autonomia, e para isso temos que dizer adeus a vida sedentária.

Viver mais e melhor

Confira as dicas do Dr. Rafael Terra para viver mais e melhor e envelhecer de forma ativa e feliz. 

Atividade Física: Viver mais e melhor é sinônimo de atividade com independência e autonomia, e para isso, temos que dizer adeus a vida sedentária. Sempre falo para meus pacientes que se ficar parado “enferruja” e essa analogia tem tudo a ver com a nossa “máquina”, e a hora de começar a ficar ativo é agora e em qualquer idade. Quanto antes melhor.

Problemas: Um dos maiores problemas da geriatria e a famosa frase: “Esse problema é da idade”. Existem problemas em todas as idades e não existe um problema da idade. Quanto mais velhos, mais chance de ter problemas, mas os problemas têm que ser prevenidos, identificados o quanto antes e tratados de preferência no início. Antes de gerarem complicações e sequelas. Então a qualquer sinal de problemas, mudanças, desiquilíbrios procurem seu médico independente da sua idade.

Envelhecimento e Sexualidade: Existe um tabu na sociedade que é a sexualidade na terceira idade, mas a relação sexual pode se tornar muito melhor com o passar dos anos pela experiência e maturidade. Doenças e desiquilíbrios podem interferir diretamente na vida sexual do homem e da mulher. A grande maioria deles podem ser prevenidos e tem tratamento. Por isso a importância de procurar seu médico quando suspeitar de algum problema.

O que comer? A vida ativa e envelhecimento bem-sucedido depende de equilíbrio em tudo. Existem muitas dietas momentâneas para vários objetivos específicos, mas isso não leva ao equilíbrio. Temos que buscar conhecer os alimentos para saber o que escolher no dia a dia, no self-service. Conhecer os alimentos funcionais, os micronutrientes das frutas e vegetais colorindo o seu prato e seu dia.

Tempo: O tempo fica cada vez mais precioso a medida que envelhecemos. Vivemos a vida remoendo situações e marcas passadas além de se ocupar com o futuro, FAMOSA PREOCUPAÇÃO, assim esquecemos de viver o presente. Esse é um dos principais problemas, é isso que está desgastando e deixando nossa população esgotada. Só existe um dia e um momento para ser feliz e é gora!! Ontem já passou e amanhã está por vir!

Envelhecimento: O que significa envelhecer de forma saudável? A expectativa de vida vem aumentando no mundo. Estamos vivendo mais! Mas isso significa que estamos vivendo melhor? Não! Viver mais e melhor é poder escolher o que quer fazer e como quer fazer apesar das nossas limitações. Isso se chama ter sua independência e autonomia preservada. Envelhecer de forma ativa e saudável respeitando sua individualidade.

Tratamento e Adesão: O tratamento tem que ser focado no indivíduo e não nas doenças. Cada um tem sua complexidade, temos que respeitar isso e encontrar o equilíbrio entre o tratamento das doenças e o tratamento da pessoa. Não adianta proibir ninguém de nada, o diálogo entre o profissional de saúde e o paciente tem que ser de igual para igual, de confiança, de cumplicidade para conseguir o melhor resultado.

Longevidade: O segredo é o equilíbrio, autoconhecimento, dieta colorida, comer várias vezes ao dia em menor quantidade e com menos calorias. Hidratar sempre reparando na cor da sua urina, não muito amarela e não muito clara. Atividade física diária porque se ficar parado a máquina enferruja. Lembrar que ninguém é perfeito, e temos que aprender a respeitar nossas limitações e ficar atentos aos problemas, no início é mais fácil tratar e prevenir complicações!

Autor: Rafael Pacheco Terra

Especialista em Medicina Geriátrica e Gerontologia


  • Gostou? Compartilhar:

Recomendado para você

teste prod

Autor: teste

teste...

10 Sintomas Iniciais de Demência

Autor: Daniele Souza

10 Sintomas Iniciais de Demência
...

Dieta Paleo: O que é e como praticar

Autor: Willian A. Araújo

Paleo: o que é? Como Construir uma dieta paleolítica, o que não deve ser ingerido. ...