Uma mulher fazendo exercicios de puxar corda do crossfit, com os dizeres: Quer saber como acelerar o seu metabolismo?

Quer saber como acelerar o seu metabolismo?

Data de publicação: 10/05/2019 10:00:00
Categoria: Dicas de Saúde

Acelerar o metabolismo é o objetivo de muitas pessoas que buscam emagrecimento. Aumentar a taxa de metabolismo promete gastar mais calorias e levar a perda de peso, o que explica por que aqueles que têm metabolismo acelerado parecem poder comer mais e não engordar.

O que é o metabolismo?
O metabolismo é um conjunto de reações químicas que mantém o corpo vivo. Parte do metabolismo consiste em queimar calorias, transformando o alimento ingerido em energia para o funcionamento das células. A taxa metabólica é a quantidade de calorias gastas para manutenção do corpo e aumentá-la costuma ser o objetivo de quem quer emagrecer.

Idade, massa muscular, hormônios, prática de exercícios físicos e até mesmo a temperatura ambiente são fatores que influenciam a velocidade do metabolismo. Pessoas mais jovens, maiores, com mais massa muscular, que praticam atividades físicas e são expostas ao frio tendem a queimar mais calorias.

Alimentação e metabolismo
Deixar de comer é prejudicial à saúde e pode ter efeito reverso quando se trata de emagrecimento. Na falta de nutrientes e consumo de alimentos que dão energia, o organismo pode reduzir o metabolismo para sobreviver, deixando de perder peso.

Uma dieta equilibrada é o segredo para emagrecer e alguns elementos podem ajudar a acelerar o metabolismo. Alimentos ricos em proteína como carnes, peixes, ovos, legumes e nozes exigem que o corpo gaste mais energia em sua digestão, além de ajudar na manutenção dos músculos, por exemplo.

Para manter a saúde da tireoide, uma glândula importante para o metabolismo, alimentos com zinco, selênio e ferro são indicados. Na lista de ingredientes indicados estão carnes, nozes, sementes, frutos do mar e legumes.

Entre as bebidas, café e chás que contém cafeína também podem ajudar o organismo a queimar mais calorias por dia. Outra aliada é a água que além de manter o corpo hidratado, pode acelerar o metabolismo temporariamente, por cerca de uma hora após sua ingestão. Isso acontece porque o corpo gasta energia para aquecer a água para adequá-la à temperatura do corpo.

Já os legumes e as sementes secas, como lentilha, ervilha e grão-de-bico, são ricos em proteínas, fibras e aminoácidos, que aceleram o metabolismo e ajudam na digestão. Entre os temperos, o gengibre e a pimenta se destacam na tarefa de acelerar o metabolismo.

Além da cozinha
Além da alimentação, existem outras formas de promover a aceleração do metabolismo. Exercícios físicos são uma excelente forma de queimar calorias, e quanto mais ativa é a pessoa, maior é sua taxa metabólica. Ficar de pé com mais frequência, evitar elevadores e caminhadas regulares contribuem para a perda de peso.

Na academia, treinos de força ou de alta intensidade supervisionados por um profissional são formas excelentes de aumentar a taxa de metabolismo. No primeiro caso, a queima de calorias acontece até mesmo depois do exercício físico.

Descansar também é preciso, dormir bem é essencial. Pesquisas mostram que dormir de maneira irregular e por poucas horas pode reduzir o metabolismo e pode aumentar o risco de obesidade.

Profissionais da saúde podem ajudar a manter o equilíbrio na alimentação, a selecionar atividades físicas adequadas e, principalmente, avaliar o funcionamento do corpo. Por isso, é importante buscar ajuda médica antes de qualquer mudança brusca no estilo de vida. A saúde vem em primeiro lugar!
Fontes
Healthline - 1
Healthline - 2
Healthline - 3
Healthline - 4

Tradutora e Redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

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